Notícias e Eventos em : Aracati, Canoa Quebrada, Fortim e toda a região

portal canoabrasil.com

Guia turístico, cultural
e histórico de:
Canoa Quebrada,
Aracati, Fortim
e demais praias
da região

Eventos e notícias

Le contenu de cette page nécessite une version plus récente d’Adobe Flash Player.

Obtenir le lecteur Adobe Flash

<empty>Página inicialEnglishFrançaisItaliano Você está aqui : Início / Notícias e Eventos Quem somos | Contato | facebook | Orkut<empty>
<empty> <empty> <empty>
Previsão de tempo. Clique para mais detalhes
<empty>
Tábua das mares
 
<empty>NOTICIAS


II OKTOBER FORTIM FEST NO DETH CLUB - PONTAL DE MACEIO - SÁBADO 11 OUTUBRO

O 2° Oktobeer Fortim Fest É o festival das cervejas. Esta segunda edição do evento promete ser sucesso muito divertido.

Participação das Bandas SWING da SUNSAMBA e a melhor banda de Axé do Ceará, FORROZAO SUN7.
O Oktobeer Fortim Fest acontece neste Sábado (11) as 22h00 no Deth Club na praia de Pontal de Maceió em Fortim.



FESTA DE HALLOWEEN NA POUSADA CASTELINHO - SÁBADO 31/10 - CANOA QUEBRADA



PAIXÃO DE CRISTO em ARACATI e QUIXABA (CE)

ARACATI e QUIXABA revivem os últimos dias de Jesus na Terra durante a Semana Santa.

Paixão de Cristo, Aracati 2014

 

A cidade de ARACATI- a 150 quilômetros de Fortaleza - realiza, há 26 anos consecutivos, o tradicional espetáculo teatral ao ar livre da Paixão de Cristo. Com um elenco de 150 atores e figurantes, a peça será apresentada defronte à Igreja Matriz, nos dias 17 e 18 de abril próximo a partir das 20 horas. Em 2014, o espetáculo assumirá ares de superprodução e adotará uma nova concepção cênica, trazendo efeitos especiais e uma série de novidades com o objetivo de superar as expectativas e atrair um público de 10 mil pessoas por noite.

 

 

Paixão de Cristo, Quixaba

 

Apresentada em meio as falésias brancas e em cenários construidos pelos moradores da vila, a Paixão de Cristo da QUIXABA conta a história da saga de Jesus rumo ao Calvário e a sua Ressureição, utilizando a Arte nas suas mais variadas linguagens. Dança, Música, Artes Visuais, Tecnologia e Ação Teatral se misturam, dando vida a um grandioso evento de Fé, Arte e Cultura.



REQUALIFICAÇÃO URBANÍSTICA DO CENTRO HÍSTORICO DE ARACATI

Aracati, cidade com importanta conjunto de belezas naturais e de edificações antigas vai ganhar um projeto de requalificação urbanística do seu centro histórico, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur).

Requalificação do centro de Aracati -Iigreja da Matriz

O contrato com a Cosampa Projetos e Construções LTDA., vencedora da licitação, foi assinado pelo Governador Cid Gomes e pelo secretário do Turismo, Bismarck Maia.

Ao todo, serão investidos R$ 14.382.168,57 oriundos do Programa de Desenvolvimento do Turismo - Prodetur Ceará (financiado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento - BID), beneficia a área central da cidade, reformando calçadas, ruas, praças e criando uma via paisagística, às margens do Rio Jaguaribe.

Para o secretário do Turismo, Bismarck Maia, o Projeto do Complexo Turístico-Paisagístico do Centro Histórico de Aracati "cria uma ambiência atrativa na sede do município, gerando emprego e renda para a população local, aumenta o tempo de permanência dos turistas e aumentar ainda mais a atratividade do polo turístico de Canoa Quebrada". Bismarck lembra que, esta obra em conjunto com outras já realizadas pela Setur CE, tais como o Aeroporto Dragão do Mar e a duplicação da CE 040 (já concluída até Beberibe), e o hangar de manutenção de jatos executivos da TAM "são capazes de impulsionar o fluxo turístico da região e torná-la uma das mais atraentes do Brasil, agregando o turismo cultural e histórico ao de lazer, já consolidado."

Os projetos arquitetônicos consideraram as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pois a área é tombada; aspectos de qualidade ambiental urbana, e também de acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção. As calçadas e passeios vão ganhar piso em bloquete intertravado de concreto; as praças e avenidas, jardineiras e canteiros centrais com paisagismo de espécies locais, bancos e postes de iluminação em madeira.

Além destas obras da Setur CE, Aracati será beneficiada com a instalação de sinalização turística pelo Ministério do Turismo (MTur). O PAC Turismo vai investir R$ 300 mil em placas de orientação bilíngues, tanto na sede, quanto nas praias.

Intervenções programadas: requalificação das vias, passeios e calçadas do Centro Histórico; requalificação de três praças existentes (Praça Monsenhor Bruno ou dos Prazeres, Praça Marista e Praça da Matriz); criação de uma via paisagística, utilizando-se da via existente às margens do Rio Jaguaribe.

Compilado do "Ceará News 7"



IX CURTA CANOA - 26 NOV A 1° DE DEZ 2013 - POLO DE LAZER - CANOA QUEBRADA

FESTIVAL LATINO AMERICANO DE CURTAS METRAGENS

Mais nove curtas, dentre os 33 participantes da Mostra Competitiva, serão exibidos neste sábado (30) no IX Curta Canoa.

O Festival Latino Americano de Canoa Quebrada acontece até domingo, com a entrega do Troféu Lua Estrela aos vencedores em diversas modalidades de filme e vídeo. A programação noturna neste sábado começa com o 3° Moda Canoa, desfile de coleções produzidas por seis alunos concludentes do curso de Design de Moda da Faculdade Católica /Marista, que este ano tem como tema "Cine moda canoa nas telas da moda".

Em seguida, começa a programação de cinema, com a homenagem ao cineasta paraibano Marcus Vilar. Dele serão exibidos dois curtas: "A Canga" e "O terceiro velho". Na sequência, acontece a Mostra Latino Americana, com a ficção "Altibajos de un Petiso" (Fernando Milsztajn / Argentina) e o documentário "Mi Primer Mundo" (Carolina Bravo / Argentina).

Na Mostra Competitiva, serão exibidos no sábado os curtas: "Pety pode tudo" (Anahí Borges/SP), "A Roza" (Marieta Cazarré e Juliano Cazarré/DF), "Futuro Ex" (Marcus Jardym/RJ), "Cancha - Antigamente era mais moderno" (Luciano Mariz/PB), "A vida que passa" (Marcio Del Picchia/SP), "Cabeça papelão" (Quiá Rodrigues/RJ), "Animador" (Cainan Baladez e Fernanda Chicolet/SP) e "A Dama do Estácio" (Eduardo Ades/RJ) e "Silêncio" (Cid César Augusto e Alberto Bellezia/RJ).

PREMIAÇÃO no DOMINGO

No domingo, último dia do Curta Canoa, acontece a premiação da Mostra Competitiva, com a entrega do troféu Lua Estrela aos melhores na opinião do júri, nas seguintes categorias: Filme - Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte, Melhor Ator, Atriz e Som. Vídeo - Melhor Vídeo, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte e Som.

Informações: (85) 8641-4400 e 9635-3880. E-mail: adrianolima@jalimaproducoes.com.br.

IX CURTA CANOA, 26 nov a 1° de dez, Polo de Lazer, Canoa Quebrada



CANOA KITE STYLE no FREEDOM BAR - 23 e 24 DE NOVEMBRO

CANOA KITE STYLE

NO FREEDOM BAR - CANOA QUEBRADA
a partir de 11:00 horas

CATEGORIAS: REGATA e FREE STYLE

Canoa Kite Style, 23 e 24 de novembro, Canoa quebrada

Organização: AERA ASSOCIAÇÃO
Maiores informações: luana.saunie@facebook.com

CANOA BLUES 2013 COM MUITAS NOVIDADES - 11 A 19 DE OUTUBRO

Único Festival do gênero na região,
a edição 2013 do CANOA BLUES aconteceu

do 11 a 19 de Outubro.

Pela primeira vez, o festival teve um show em Fortaleza, dia 11 de outubro
pois, em Canoa dias 18 e 19 de outubro no Polo de Lazer
e, outra novidade, o encerramento no restaurante Boabab
sábado a noite a partir de 00:30 horas.

Canoa Blues Festival, 11 até 19 de outubro

Programação

Data: sexta 11/10 Horário: 21h Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza) Atrações: Rafael Balboa (CE) / Taryn Szpilman (RJ)

Data: sexta 18/10 Horário: 22h Local: Polo de Lazer de Canoa Quebrada (Aracati) Atrações: Blues Label (CE) / Jefferson Gonçalves (RJ)

Data: sábado 19/10 Horário: 22h Local: Polo de Lazer de Canoa Quebrada Atrações:
The HeadCutters (SC) / Rodica Weitzman (EUA)

e, a noite de sábado para domingo, a partir de 00h30 (Restaurante Baobab, Canoa) :
Jam session com Diogo Farias, Marcelo Justa e convidados

A ASSOCIAÇÃO CULTURAL "CANOA CRIANÇA" COMEMORA 18 ANOS

Há 18 anos surgiu na comunidade de Canoa Quebrada/Ceará
uma instituição que acredita na arte como meio de transformação social.
A Associação Cultural Canoa Criança comemora neste ano
sua maioridade com resultados bem gratificantes.


Logo em 1995, ano de sua fundação, a Associação começou ofertando aulas de reforço escolar para crianças de 7 a 11 anos, alfabetização de adultos, aulas de inglês e educação ambiental e oficinas de artesanato. Em 2003, essas ações continuaram e foram somadas pelo desenvolvimento do projeto “Circo Teatro Escola Canoa Criança”, ensinando, até hoje, técnicas de dança, teatro e práticas circenses para cerca de 140 crianças e adolescentes por ano.

Canoa Criança comemora 18 anos de fundação

 

Hoje, cerca de 45 crianças e adolescentes dispõem de forma gratuita e diária de aulas de contorção, malabares saltos, cama elástica, tecido, pirâmides, trapézio, arame e perna de pau, além de um espaço estruturado para ações de leitura e artesanato. Todas essas atividades são aplicadas através da metodologia do Circo Social, onde a arte circense é construída através de um contexto de educação popular.

Fonte: oestadoce.com.br


IV FESTIVAL DO CAMARÃO DE ARACATI, PRAIA DE QUIXABA

O Festival do Camarão de Quixaba
foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de Julho.


A praia de Quixaba (Litoral Leste Cearense) é famosa pela pesca artesanal do camarão do mar, pela beleza da sua praia, por suas falésias e IV Festival do Camarão de Aracati, praia de Quixaba (CE)pelo criativo artesanato produzido pelas rendeiras do lugar. O povo é acolhedor e encontrou no teatro, música, dança e artes plásticas a forma de mostrar a beleza do cenário.

Na Arena Gastronômica, tendas oferecem pratos à base de camarão. No local, também foi realizado o 4º Concurso de Gastronomia, com a participação de 10 equipes. Uma comissão julgadora degustou e elegou os dois melhores pratos (1º e 2º lugares) preparados com o produto.

Outras atrações previstas são a exposição e venda do artesanato produzido pela comunidade, mural dos grafiteiros e exposição de pintura dos artistas locais. A programação inclui, apresentações de bandas, números de teatro e dança por parte de membros da comunidade e o concurso de miss e mister do Festival.

"O festival também vem preparando a comunidade para a efetivação do turismo, através da profissionalização da atividade", afirma Jacqueline Gomes (Coordenadora do festival e idealizadora do Projeto Quixaba Viva), que destaca ainda a boa infraestrutura de Quixaba para bem receber os visitantes, tanto nas barracas de praia como em pousadas aconchegantes.

Festival do Camarão, praia de Quixaba (Aracati-CE)


III MOSTRA DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA DE CANOA QUEBRADA

III MOSTRA DRAGÃO do MAR de ARTE e CULTURA

III Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura, Canoa Quebrada (Aracati-CE)A "Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura de Canoa Quebrada" aconteceu do 10 até o 15 de abril 2013. É um evento que vem homenagear o herói abolicionista da historia do Ceará, um homem simples, um filho de Canoa Quebrada, chamado Francisco José do Nascimento, ou como entrou para a história, Dragão do Mar. Um dos orgulhos do nosso povo.

A Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura de Canoa Quebrada quer incentivar e fomentar a arte através do circo, da dança, musica teatro da produção audiovisual, do artesanato, da capoeira dos adultos, jovens, adolescentes e crianças da comunidade de Canoa Quebrada.

A Mostra quer também resgatar a tradição da pesca artesanal incentivando e promovendo a competição da pesca de jangadase proporcionar ambiente para a discussão de meios e estratégias que desenvolvam a arte, a cultura e o turismo.

Espetáculos, Oficinas, Palestras, Exposições, Mostra de Escolas de Circo - voltadas para o público em geral, sem restrições de faixa etária ou classe social, numa alternativa real de integração social.

A PRAIA DE QUIXABA RECEBE CERTIFICADO DE LIMPEZA

Em 2007 foi criada a Certificação Praia Limpa, coordenada pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). Este ano, apenas seis prais receberão o certificado.
Entre elas, a praia de QUIXABA (Aracati - CE)
. Parabéns !

Praia de Quixaba recebe certificado de limpeza

FESTIVAL DOS VENTOS 2012 - CANOA QUEBRADA

SUCESSO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DOS VENTOS 2012

CANOA QUEBRADA (ARACATI-CE)
07 A 09 DE DEZEMBRO

Gabriel Browne, no wind, Evandro Silva e Dionéia Vieira, no kite, e Zazinha, no parapente são os campeões!

Neste domingo foram realizadas as últimas competições do I Festival Internacional dos Ventos, na praia de Canoa Quebrada, litoral Leste cearense. No final da manhã, houve a Regata de Jangadas em frente à barraca Lazy Days, nas categorias jangada Grande e jangada Pequena. O jangadeiro Enezio venceu a disputa na categoria Grande e Zazinha, na categoria Pequena.

No começo da tarde foram as finais do Campeonato de Parapente, com provas de velocidade, e o atleta Zazinha, natural de Canoa Quebrada, também levou a melhor na disputa aérea, seguido pelos pilotos Jamil Sales e Lucas Half, que ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente.

Festiaval dos Ventos 2012, Canoa Quebrada (ARACATI - CE)

Além das últimas disputas do Festival, foram divulgados os nomes dos atletas vencedores do Canoa Kitesurf Freestyle e do Campeonato Brasileiro de Formula Windsurfing 2012, válido como a última etapa do ranking mundial da International Windsurf Association – IWA. O velejador cearense Gabriel Browne liderou toda a competição e garantiu o primeiro lugar no Campeonato e o título de campeão brasileiro de 2012.

O Canoa Kitesurf Freestyle foi um show à parte no Festival, reunindo numa mesma competição os melhores atletas de Freestyle do Brasil e os atletas locais. Na categoria masculino, Evandro Silva garantiu a primeira colocação, seguido por Carlos Madson e Lestiano da Silva. Na categoria feminino, Dionéia Vieira, atual campeã brasileira de Freestyle, conquistou a primeira colocação, seguida pelas atletas locais Luana Saunier e Lijanira Saunier.

O I Festival Internacional dos Ventos reuniu 76 competidores nas provas de kitesurf, windsurf, parapente e jangada, com premiação total de R$ 22 mil, além de trofeus. Cada jangadeiro que participou da Regata recebeu, ainda, uma cesta básica. "O sucesso do Festival Internacional dos Ventos, em Canoa Quebrada, credencia essa região do estado do Ceará para receber o evento anualmente. As competições simultâneas na água e no ar se mostraram viáveis, garantindo uma competição bastante técnica e disputada pelos melhores do País em suas respectivas modalidades", avaliou o presidente da Associação Brasileira de Windsurf, Teka Lenz.

O Festival Internacional dos Ventos foi uma realização da T'Ai Produções e Eventos, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte, e apoio técnico da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS), da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC) e da Associação de Esportes Radicais de Canoa Quebrada. O apoio foi da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada, Associação de Pousadas e Hotéis de Canoa Quebrada, Conselho Comunitário de Canoa Quebrada, Associação dos Bugueiros de Canoa Quebrada, Barraca Bom Motivo, Barraca Lazy Dayse Prefeitura de Aracati.

Festival dos Ventos, Canoa 2012

 

 
ESQUADRILHA DA FUMAÇA no AEROPORTO DE ARACATI

Além da Canoa Blues em Canoa Quebrada, outra atração que agitou Litoral Leste do Estado:
A população de Aracati e municípios vizinhos curtiram as acrobacias da
Esquadrilha da Fumaça

Esquadrilha da Fumaça, dia 15 de novembro em AracatiO espetáculo organizado pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria do Turismo (Setur) com a Força Aérea Brasileira (FAB), vai ocorrou no feriado do dia 15 de novembro em comemoração aos 123 anos de aniversário da Proclamação da República. O grupo se apresentou no recém-inaugurado Aeroporto Dragão do Mar.

O evento, aberto ao público, atraiou uma multidão de turistas e moradores da região. Para o dia, viram 16 componentes des e esquadrão de demonstração da FAB para mostrar 55 acrobacias de alta performance desenvolvidas pelos pilotos, em aeronaves do tipo Tucano T-27, fabricadas no Brasil, pela Embraer.

Escadrilha da Fumaça, dia 15 de novembro, Aeroporto de Aracati
CANDIDATAS ao MISS BRASIL VISITAM CANOA QUEBRADA

As 27 candidatas ao título de Miss Brasil 2012 conheceram a praia de Canoa Quebrada. Depois, visitaram o novo aeroporto do estado e as belas pararam para uma foto em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Aracati.

Entre as atividades, elas passearam de buggy, se refrescaram no mar e tomaram água de coco. "Aqui é lindo demais", repetia a Miss Santa Catarina, Manoella Deschamps. Gabriela Markus, representante do Rio Grande do Sul, já conhecia o local por fotos. "Meus pais estiveram aqui há uns cinco anos e eu tinha muita vontade de conhecer". As praias de Canoa Quebrada, Praia das Fontes e Cumbuco servirão de cenário para as sessões de fotos e vídeos.

O Miss Brasil 2012 acontece no dia 29 de setembro e será transmitido ao vivo pela Band do Centro de Eventos do Ceará de Fortaleza.

Miss Brasil 2012
III REGATA AMBIENTAL de MAJORLÂNDIA

Como parte das comemorações de aniversário do distrito, a Comunidade Ecológica Ciclística de Majorlândia (Cecim) realizou a
III Regata Ambiental
O evento abre as comemorações do aniversário de 75 anos do Distrito.

III Regata Ambiental, Majorlândia (Aracati - CE)

Fundado pelo major Bruno da Silva Figueiredo, em 6 de outubro de 1937, o Distrito de Majorlândia é um dos destinos mais procurados por visitantes de várias cidades do Ceará e de outros países.

No período que compreende as férias, a praia fica lotada e as atenções são redobradas pela comunidade, em relação à limpeza dos locais. A grande preocupação dos moradores de Majorlândia é com o estado de degradação da praia nos últimos anos. A luta para mudar essa realidade uniu a comunidade em prol da difícil tarefa que é mudar algumas práticas que atingem severamente os espaços naturais da localidade.

Para isso, a Comunidade Ciclística de Majorlândia tem organizado atividades para cultivar uma nova consciência em equilíbrio com o meio ambiente. A regata é uma das ações que atrai muitos visitantes para orla de Majorlândia, sendo importante para a divulgação dos trabalhos e exemplos de cuidados com a praia. A regata faz parte dos festejos em comemoração ao aniversário do Distrito, que completará 75 anos no próximo dia 6 de outubro.

Apresentações culturais e divulgação dos trabalhos realizados pela Cecim fazem parte da programação no decorrer da semana. A abertura oficial foi realizada domingo, com o desfile da Mini Garota Regata. Meninas de 11 e 12 anos desfilarão na praia em busca do título de Garota Regata na edição desse ano. Danças que fazem parte do folclore da comunidade, apresentação de capoeira e contação de histórias por pescadores terão destaque ao longo da semana. O objetivo é valorizar a cultura local, passada de geração em geração.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Regata Ambiental é realizada. A meta dos organizadores é mobilizar mais de 30 embarcações, que terão em suas velas a preocupação da comunidade com o meio ambiente, em especial a praia. As jangadas participantes concorreram em três categorias com premiação para os vencedores.

"Não temos ideia de quantas pessoas estarão participando dessa festa, mas esperamos muita gente", contou um dos coordenadores do evento, professor Raimundo Nonato. Ele disse que a comunidade está toda mobilizada para mais uma grande festa. "Esperamos levar nossa mensagem de preservação ambiental, em uma data que é muito importante pra comunidade", contou.

Um passeio de bicicletas foi organizado como encerramento dos festejos de aniversário da comunidade.

Mais informações:
Paulo de Tarso, (88) 8813.1177 e (88) 9969.8077
Raimundo Nonato (88) 8804.5827

Compilado do Diário do Nordeste Online

CANOA e o RESTAURANTE L'ATELIER na FAMOSA REVISTA FRANCESE "GLINT"

A revista francesa de luxo GLINT, distribuída no mundo inteiro, realizou um artigo sobre Canoa Quebrada no âmbito da sua rubrica turismo.

A revista oferece uma reportagem linda sobre Canoa Quebrada através das imagens maravilhosas do fotografo Bruno Fabbris e também propõe uma selecção de lugares inevitáveis para descobrir em Canoa Quebrada.

Nessa selecção encontramos a Barraca Freedom Bar para curtir a praia de dia o de noite com musica Reggae e o Restaurante Bar Lounge "L'Atelier Do Brasil" para provar uma comida franco-italo-brasileira o tomar um drink num espaço aberto e aconchegante.

Canoa Quebrada na famosa revista francesa GLINT

O restaurante L'atelier do Brasil na revista francesa GLINT

FESTA da FANTASIA de CANOA QUEBRADA


Presentamos a tradicional FESTA da FANTASIA de Canoa Quebrada !

Paulo Rogerio, criador da Festa da Fantasia em Canoa Quebrada (Aracati - CE)Criada por Paulo Rogério à 31 anos, a Festa da Fantasia é cheia de cores; lá você irá encontrar diferentes pessoas com fantasias inusitadas, drinques e muita alegria. A música é escolhida pelo próprio Paulo Rogério. Você não pode perder este evento fantástico que transforma Canoa Quebrada, todos os anos em 6 de janeiro (festa dos Reis), em um lugar onde todos, desde os moradores nativos, os donos de empresas e políticos brasileiros (todos "em incógnito") celebram juntos o Dia dos "Reis Magos". O coração da festa é a casa de Paulo Rogério que está localizada na Rua Paraíso.

A Fantasia dura a noite toda, até o sol raiar.

Feasta da Fantasia, Canoa Quebrada, dia 6 de janeiro

ARACATI COMEMORA SEMANA DOS MUSEUS

Diversas atividades especiais foram programadas no Museu Jaguaribano para lembrar a data.

Museu Jaguaribano, AracatiO principal museu do Vale do Jaguaribe está com vasta programação na Semana Nacional dos Museus. Ao Museu Jaguaribano, na cidade de Aracati, o público poderá conferir documentários, exposições, oficinas de artesanato, palestras e uma visita guiada pelos séculos da formação social do Ceará. A programação teve início segunda-feira e segue sábado. A entrada é gratuita e vale por uma verdadeira aula de história.

Já se disse que para entender o presente é necessário rever o passado. Uma parte dele está registrada num dos maiores casarões de Aracati. O prédio por si só é uma peça de museu. Mas, dentro dele se abrigam, por exemplo, edições dos jornais mais antigos do Ceará, todos fora de circulação, mas que então davam conta de um importante segmento da sociedade.

História

A casa onde fica o Museu Jaguaribano, em Aracati, tem mais de 200 anos e durante esse tempo seus compartimentos foram pintados seis vezes. O local foi residência, colégio, clube e hotel até ser museu, em 15 de novembro de 1968, há 41 anos.

Foi a casa do José Pereira da Graça, conhecido como Barão de Aracati (1812-1889), um aristocrata que foi juiz desembargador, deputado três vezes pela província do Ceará, ministro do Supremo Tribunal de Justiça e vice-governador da província do Maranhão. O prédio conta com quatro pavimentos. Sua fachada principal é composta por azulejos portugueses estampilhados e as paredes de seus salões decoradas com pinturas artísticas.

A alvenaria original foi recuperada e mantida, revelando o requinte artesanal de peças como a escada-caracol logo no primeiro pavimento.

Quem entra no Museu pode conferir fotografias do Aracati antigo, livros raros e a sensibilidade do curador José Correia narrando o passeio na história do Estado do Ceará. Lugar pouco conhecido pela maioria dos brasileiros, os museus não são uma casa onde se guardam relíquias. É, mais que isso, uma escola sobre a história da política, da cultura e da sociedade. Trata-se do registro do presente visto pelas pessoas nas décadas futuras.

Agenda

E no Museu Jaguaribano durante esta semana haverá visita guiada nos horários de 9 às 11 horas. Antes, logo às 8 horas, tem início oficinas de artesanato. Na terça-feira foi com feltro, realizada pela artista plástica Jane Carvalho. Ontem, as artistas plásticas Fátima França e Fátima Santos trataram da confecção de artesanato em "fuxico".

Documentário

Será exibido, às 9 horas, o documentário Porto Canoa, com a participação do artista plástico Hélio dos Santos, do pesquisador e escritor Antero Pereira, e da professora de história da arte Francilda Costa.

Hoje, a história de Aracati será debatida em mesa redonda com historiadores e memorialistas. Serão discutidas as narrativas das festas profanas e religiosas em Aracati e a vida e obra do Monsenhor Bruno.

No sábado, acontece oficina de fabricação de sabonetes. No fim de tarde haverá apresentação do Teatro de Bonecos Francisca Clotilde. Às 19 horas, haverá o "momento marial", com procissão de coroação de Nossa Senhora, seguida de exibição de filme.

Mais informações:
Museu Jaguaribano Município de Aracati Litoral Leste do Ceará

Telefone: (88) 9902.5275

Compilado do Diário do Nordeste Online

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DE CANOA QUEBRADA
Para os Empreendedores de Canoa Quebrada, informamos que se encontra a disposição dos interessados o MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DE CANOA QUEBRADA.
Manual de Idendidade Visual de Canoa Quebrada

Este manual foi desenvolvido pelo Consultor de Marketing Glenn Gomes da GBRASIL contratado pelo SEBRAE e em parceria com as entidades constituídas do destino. Devem ser obedecidas as orientações nele contidas para que o material dos estabelecimentos de Canoa Quebrada seja padronizado a fim de se ter uma identidade forte. Se você tem interesse, traga um pen drive ou cd até o escritório da ASDECQ no horário das 13:00 às 17:00 hs de Segunda a Sexta e gravaremos GRATUITAMENTE para você. Vamos trabalhar para que nosso Destino seja cada vez mais bonito e organizado. Colabore!

Fonte: www.asdecq.com.br

CANOA QUEBRADA: EMPRESÁRIOS SE CAPACITAM PARA QUALIFICAR SERVIÇO

A praia cearense de Canoa Quebrada tem mais que belas paisagens, riqueza cultural e diversidade gastronômica. Os empresários querem fazer do lugar um destino profissional, com excelência nos serviços. Por isso, a Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq) desenvolve um projeto para aperfeiçoamento dos negócios turísticos, com a capacitação de gestores e colaboradores.

O presidente da Asdecq, Ruy Oliveira, afirma que a ideia surgiu da necessidade de aprofundamento e complementação das capacitações que já foram executadas no destino. "Fizemos um levantamento junto aos empresários e constatamos que havia essa demanda", explica. De acordo com ele, a meta é beneficiar, ao menos, 70% das empresas de Canoa Quebrada, o que representa um total de 245 empreendimentos.

A analista do escritório regional do Litoral Leste do Sebrae no Ceará, Mônica Sabino, conta que a instituição foi demandada para elaboração do projeto e execução dos treinamentos. "A Asdecq deu entrada com o projeto no Banco do Nordeste (BNB) e ele foi aprovado. Agora estamos na fase da formalização, no âmbito jurídico, da parceria com Sebrae e BNB", informa, acrescentando que o Ministério do Turismo (Mtur) classificou Canoa Quebrada como um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.

Canoa Quebrada

Cronograma

Segundo Mônica, o objetivo é promover a constante melhoria de produtos e serviços oferecidos e a competitividade das empresas não só de Canoa Quebrada, mas do município de Aracati, com benefícios também para Majorlândia e Quixaba. Por meio da parceria, serão treinados empresários e colaboradores de empreendimentos turísticos dos segmentos de hospedagem, alimentação, agências de viagem e serviços de transporte.

A primeira ação é aplicar pesquisa para identificação das necessidades em termos de capacitação. "Até o fim da primeira quinzena de abril, nossa ideia é aplicar a pesquisa, divulgar o cronograma de formação das turmas ao longo de 2012 e iniciar os cursos ainda em abril", adianta. As capacitações vão girar em torno de temas como gerenciamento, planejamento e controle financeiros, gestão de equipes, atendimento e liderança.

A última etapa é a realização de uma pesquisa de satisfação junto aos clientes dos empreendimentos envolvidos para avaliação do impacto do projeto.

Serviço: Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820 www.ce.agenciasebrae.com.br

MOCRÉIAS ETÍLICAS de CANOA QUEBRADA - Quarta Feira de Cinzas

Mocréias Etílicas, Canoa Quebrada
Em Canoa Quebrada, Mocréias Etílicas, o maior bloco carnavalesco de Canoa Quebrada, foi fundada em 1998.


Com suas figuras fantasias e personagens incorporados em desfile é uma das festas mais bacana de Canoa. Mulheres vestidas de homem e os homens vestidos de mulher invadem a vila e prolongam, com mais um dia, a folia do Carnaval.

FESTA da FANTASIA - Canoa Quebrada


A tradicional festa da fantasia de Canoa Quebrada, criada por Paulo Rogério à 27 anos, é cheia de Festa da Fantasia, Canoa Quebradacores; lá você irá encontrar diferentes pessoas com fantasias inusitadas, drinques e muita alegria. A música é escolhida pelo próprio Paulo Rogério.
Você não pode perder este evento fantástico que transforma Canoa Quebrada, todos os anos em 6 de janeiro (festa dos Reis), em um lugar onde todos, desde os moradores nativos, os donos das empresas multinacionais e os importantes políticos brasileiros (todos "em incógnito") celebram juntos o Dia de "Reis Magos". É certamente o tipo mais tradicional de começar o carnaval brasileiro.
O coração da festa é a casa de Paulo Rogério que está localizada na Rua Paraíso.
A Fantasia vai dura a noite toda, até o sol raiar.

19ª REGATA de JANGADAS de PONTAL de MACEIÓ 2011- VEJA AS FOTOS !

A Regata de Jangadas de Pontal de Maceió é um dos eventos mais tradicionais de toda a Região do Litoral do estado do Ceará.
O evento envolve arte e cultura, entretenimento e atividades sociais que envolvem os pescadores e a sua comunidade. A tradicional comemoração acontece anualmente em meados do mês de julho, e com o favorecer do período das férias, Fortim recebe turistas que vêm paradesfrutar de suas belezas naturais. A Regata de Pontal de Maceió tem a participação de 200 embarcações divididas em categorias e baterias. Os alunos da Escola Emília Queiroz estarão participando diretamente da Regata de Jangadas como efeito social, usando a sua criatividade e desenvolvendo a arte, com o concurso de Pintura estudantil em sua fase finalista, após escolha das três melhores pinturas eleitas por um júri, serão estampadas nas velas das jangadas.

19 Regata de Pontal de Maceió: a festa popular19 regata de jangadas de Pontal de Maceió

TODAS AS FOTOS
AQUI

IMPLATAÇÃO DAS NOVAS BARRACAS OU PÓLO GASTRONÔMICO de CANOA QUEBRADA

Uma reunião, realizada dia 2 de junho, definiu um ponto importante para o desenvolvimento econômico e social de Canoa Quebrada . No encontro, o empresário Walquimar Oliveira Santos aceitou ceder à comunidade cerca de 65 mil metros quadrados de área defronte ao loteamento "Paraíso da Canoa" para a construção do Pólo Gastronômico de Canoa Quebrada (Novas Barracas).
Reunião sobre a implantação do nove pólo gatronômico de Canoa Quebrada
Participaram da reunião o senhor Walquimar Oliveira Santos, o prefeito Expedito Ferreira, o procurador municipal Expedito Luciano e os dirigentes da Associação dos Empreendedores Luís Nogueira, José Ruy Barbosa, Antonio Coco e Fábio Rocha.

As diretrizes para criar em Canoa Quebrada um polo gastronômico capaz de atender às legislações ambientais, sendo um atrativo no ponto de vista arquitetônico e urbanístico, haviam começado a ser traçadas desde o começo do ano, após a investida do Ministério Público e consultação com a SEMACE.

Agora o Governo do Estado conforme assegurou o Secretário de Turismo Bismarck Maia em reunião com diretores da ASDECQ deverá incluir no PRODETUR recursos para a urbanização e construção do empreendimento.

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ARACATI (Quarta-feira 01 de junho)

A Associação de Proteção aos Ecossistemas Costeiros através do PROJETO DESENVOLVER PRESERVANDO estará realizando na próxima quarta-feira, 01 de junho de 2011, das 07:30h às 16:00h, na escola Gercina Nepumuceno (antigo Integrado) em Aracati-CE, o 1° Seminário Regional de Educação Ambiental.


 



O seminário faz parte de uma série de atividades realizadas pela ARATU na região desde de 2008, sempre em parceira com diversos grupos organizados e poder público local dos municípios integrantes do CIP-DESENVOLVER: Aracati, Fortim e Icapuí.
Diversas atividades têm sido realizadas na busca da melhoria da prática em Educação Ambiental na região, por exemplo: formação de professores, circuito de oficinas temáticas, concurso de cartazes envolvendo alunos das escolas de Fortim, Aracati e Icapuí, entre outras atividades.
O 1° Seminário Regional de Educação Ambiental tem o objetivo de planejar ações estratégicas para a Educação Ambiental na região, a partir de uma consulta aos atores envolvidos no projeto, quanto a(s) temática(s) e instrumento(s) didáticos que sirvam de apoio a melhoria da prática em EA nas escolas e nas comunidades, de modo a instigar a sociedade para a criação de possibilidades de enfrentamento das problemáticas ambientais locais.
Fonte: www.blogaratu.blogspot.com

ARACATI: RESTAURAÇÃO das IGREJAS HISTÓRICAS

Fiéis, comerciantes e empresários participam de campanha de restauração das igrejas históricas do Município de Aracati.

Aracati é reconhecido pelo seu carnaval, pelas belas praias que abriga, como Canoa Quebrada e Quixaba, e, também, pela sua importância histórica para o Ceará. Foi o local onde o povo europeu deu início à colonização do Estado. Para revisitar, revitalizar e divulgar a sua história, a população de Aracati está engajada na restauração das igrejas históricas da cidade.

A iniciativa foi da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, com a implantação da Pastoral do Dízimo, ano passado, e a participação massiva do povo. Um Conselho Econômico Paroquial para restauração das igrejas históricas do Aracati foi formado. É dele é a responsabilidade em angariar investimentos e parcerias, acompanhar a obra e prestar conta com os doadores e sociedade, sob a coordenação do pároco de Nossa Senhora do Rosário, padre Mateus O´Sulivan.
Igreja Nossa Senhora do Rsário dos Pretos, Aracati
A primeira igreja beneficiada foi a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, datada de 12 de abril de 1775. Ela foi construída de taipa de adobe. A varanda em ferro trabalhado, apresenta o estilo Rococó.

A reforma iniciou com a pintura externa. A restauração na parte interna da igreja començou logo depois. Durante o trabalho, a equipe descobriu pinturas originais, abaixo das pinturas descascadas que cobriam as paredes do templo. "Descobriram nas paredes internas muitas pinturas antigas, artísticas. Então foram feitas janelas mostrando onde as pinturas estão para serem restauradas", contou o integrante do Conselho Paroquial, Lindbergh lindemberg Gondim.

No mês de agosto, a restaurada Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi entregue à população. A obra foi supervisionada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A população também tem acompanhado: "o povo está muito animado, ajudando com o livro de ouro, doaçõ janelas mostrando onde as pinturas estão para serem restauradas", contou o integrante do Conselho Paroquial, Lindbergh lindemberg Gondim.

No mês de agosto, a restaurada Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi entregue à população. A obra foi supervisionada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A população também tem acompanhado: "o povo está muito animado, ajudando com o livro de ouro, doações. A população tinha uma angustia em ver as igrejas deterioradas e agora está inquieta e quer restaurar todas as igrejas", contou o vigário Oleriano Barbosa.

Obra iniciada
A restauração da Igreja Matriz já foi iniciada. A festa da padroeira, finalizada no último dia 7, focalizou os esforços para arrecadação para a obra, o orçamento foi de R$ 384 mil reais e com previsão de término em fevereiro de 2011. Ao final, a matriz receberá pinturas novas (externa e interna), projeto iluminotécnico e sonorização.

Mais informações
Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Apoio voluntário pela Caixa Econômica Federal, Agência 0743 - Operação 013 - Conta 15.777-7

Emanuelle Lobo, Repórter.

Compiado do Jornal Diário do Nordeste

PROJETO AUDIOVISUAL INEDITO em CANOA QUEBRADA

'CANOA FAZ CINEMA'
Canoa Faz CinemaFOI LANÇADO NO FESTIVAL CURTA CANOA 2010


Atenção; luz!, câmera!, ação!. Comandos como estes, estão mais familiarizados para os jovens participantes das oficinas de cinema e vídeo, promovidas por meio do projeto “CANOA FAZ CINEMA”, um programa criado e coordenado pela Associação Cultural Aculca e Movimento Cultural Juventude Canoa (MJC).

Segundo o Coordenador executivo e idealizador do projeto, Rodrigo Tasso, em seis(6) meses de trabalho, cerca de 30 jovens foram beneficiadas pelas oficinas, que são gratuitas e abertas a toda comunidade e mais de 200 pessoas da comunidade envolvidas indiretamente...

... Leia mais AQUI o (relise) completo de CANOA FAZ CINEMA

FILMAGEM DO NOVO LONGO DE H. CARVANA NA REGIÃO

 

Pontal de Maceió, Aracati e Canoa Quebrada foram cenárias do filme “Não se preocupe, nada vai dar certo”, nova comédia policial de Hugo Carvana com roteiro de Paulo Halm. A equipe do filme foi hospedada no hotel de luxo “Vila Selvagem” localizado em Pontal de Maceió (Fortim) onde varias cenas do filme foram gravadas. “A escolha do local não poderia ter sido melhor já que existem as mais belas paisagens e praias nesta região do Ceará”, diz o diretor do longo. O elenco da película inclui Gregório Duvivier, que interpreta o personagem principal Lalau, Flávia Alessandra, que vive uma vilã, e Tarcísio Meira (foto) que retorna às telonas depois de 15 anos. O lançamento está previsto para o fim deste ano ou início de 2011.

Tarcísio Meira

 

Canoabrasil recomenda

Le contenu de cette page nécessite une version plus récente d’Adobe Flash Player.

Obtenir le lecteur Adobe Flash

Viajar com Segurança e Pontualidade !
 
Links patrocinados

Le contenu de cette page nécessite une version plus récente d’Adobe Flash Player.

Obtenir le lecteur Adobe Flash

Le contenu de cette page nécessite une version plus récente d’Adobe Flash Player.

Obtenir le lecteur Adobe Flash

 
 

CANOA BRASIL.COM

E-mail : contato@canoabrasil.com

Todo o conteúdo do site é protegido por direitos autorais : Proibido cópia total ou parcial
NÃO COPIE OS TEXTOS PARA SEU BLOG

Quem somos - Serviços e Referências | Sitemap | Contato | Links